O primeiro choro, os primeiros passos, as primeiras palavras… Acompanhar cada etapa do desenvolvimento de um filho é sempre fundamental. Quando se trata da fala, esse acompanhamento é cercado de dúvidas, como “COM QUANTO ANOS A CRIANÇA DEVE COMEÇAR A FALAR?”.
Pensando nisso, selecionamos algumas informações para explicar o que seu o pequeno deve falar em cada faixa etária. Veja só:
1 ANO DE IDADE
É esperado que a criança emita suas primeiras palavras, como “mamã” e “papá”. O bebê poderá falar também algumas onomatopeias, como “bibi” e “auau”.
2 ANOS DE IDADE
Com 2 anos começa um aumento significativo no vocabulário. O bebê começa a desenvolver frases com duas a três palavras, como “qué papá” ou “mai leite”.
3 ANOS DE IDADE
Aos três anos a criança é capaz de produzir frases de 4 a 5 palavras, além reproduzir uma história ou uma música que ouviu.
4 ANOS DE IDADE
No 4° ano de idade a criança poderá começar a narrar histórias sem auxílio, elaborando frases de cinco a seis palavras.
5 ANOS DE IDADE
Aos 5 anos não se espera mais trocas na fala. O pequeno utiliza tempos verbais nas frases (passado, presente e futuro), pede informações e conta histórias.
6 ANOS DE IDADE
A criança já articula bem a maioria dos sons, narra histórias com desenvoltura, detalhes e coerência. O pequeno conseguirá manter uma conversa mais longa.
Importante: Algumas crianças podem fugir à regra e apresentar um desenvolvimento muito mais veloz da fala. Também é possível que o pequeno apresente um atraso nesse desenvolvimento. Nesses casos, é importante levar a criança ao fonoaudiólogo para avaliação.
A Quality Saúde oferece atendimento em fonoterapia, com foco especial para problemas na fala e linguagem infantil. A Quality Saúde está localizada em e , na Região Metropolitana de Curitiba. Fale conosco!