Mês das Mães Quality: Saiba como preservar a sua audição

Mês das Mães Quality: Saiba como preservar a sua audição

Neste Mês das Mães, reforçamos a mensagem de prevenção e combate aos problemas auditivos nas mulheres. Por isso, a Quality Saúde reuniu cinco dos principais causadores de problemas auditivos neste grupo. Confira mais abaixo.

Segundo um estudo de 2019, feito pelo Instituto Locomotiva, 46% dos surdos do Brasil são pessoas do gênero feminino. De acordo com a mesma pesquisa, a predominância de pessoas com algum problema auditivo está na faixa etária acima de 60 anos.

De fato, a perda auditiva progressiva em idosos é natural e muito comum, por isso não deve ser ignorada. Mas alguns problemas podem surgir ao longo da vida e prejudicar as funções auditivas, especialmente nas mulheres.

Confira cinco responsáveis por problemas auditivos nas mulheres:

Diabetes
Caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, a diabetes pode gerar bloqueios e ferimentos na corrente sanguínea. Esses problemas podem danificar estruturas que precisam da irrigação sanguínea, como é o caso do sistema auditivo. Com a irrigação prejudicada, a audição é fortemente afetada.

Hipertensão
Segue o mesmo padrão da diabetes. A diferença é que, ao invés do entupimento provocado pelo excesso de açúcar no sangue, na hipertensão ocorre o aumento da pressão arterial devido ao grande consumo de sal e manutenção de problemas como o fumo, estresse, colesterol alto, falta de atividade física, entre outros.

Otosclerose 
Doença caracterizada pelo crescimento anormal do tecido ósseo, provocando alterações na condução das vibrações sonoras recebidas pela orelha. A otosclerose pode provocar problemas como o zumbido, além da perda auditiva progressiva, uni ou bilateral.

Rubéola, especialmente no caso de grávidas
Neste caso, a infecção por rubéola na gravidez pode afetar a formação do bebê e não da mulher diretamente. Além de outras malformações, a criança pode nascer com algum grau de perda auditiva.

• Ruídos em excesso
A exposição constante a barulhos de forte intensidade podem contribuir para o aparecimento de problemas auditivos, como o zumbido.

Se você, mulher, sentir qualquer alteração na sua saúde auditiva, entre em contato com a Quality Saúde! 

Publicidade

Fique por dentro das Dicas Quality

10 de abril

A importância da fonoaudiologia no autismo

Ler Matérias

2 de fevereiro

Está com sintomas de fadiga, irritabilidade, problemas de memória ou dores difusas?

Ler Matérias

30 de novembro

Aparelho auditivo para tratamento de zumbido

Ler Matérias

Estamos On-line +55 041 99131-8417